Bros Moto Clube - PE: TÉCNICAS DE UTILIZAÇÃO DEFENSIVA DO FREIO DIANTEIRO

sexta-feira, 3 de julho de 2015

TÉCNICAS DE UTILIZAÇÃO DEFENSIVA DO FREIO DIANTEIRO

Caros irmãos, muitos se perguntam a maneira mais adequada de se começar uma frenagem, eis que surgem algumas incógnitas do tipo: Devo estar em marcha ? Devo segurar o manete de embreagem para realizar tal procedimento ? Todos os dedos devem agarrar o manete ou apenas dois ? Então para melhor responder essas perguntas, separamos um texto publicado no site Motoline e garanto que você a partir de hoje estará preparado para situações emergenciais para efetuar uma frenagem.

       Para entender a prática de uma frenagem emergencial eficiente devemos nos lembrar que NÃO SÃO OS FREIOS QUE FAZEM PARAR A MOTO, MAS SIM A ADERÊNCIA DA BORRACHA DO PNEU AO SOLO! Freios param as rodas, isso não significa que parou a moto.Independentemente de frear com o manete dianteiro ou com o pedal traseiro (no caso das scooters frear com a mão esquerda ou com a mão direita), há transferência de pesos. Esse deslocamento de massas pressiona a roda dianteira. Por isso a facilidade de derrapagem quando utiliza o freio traseiro de modo abrupto, pois o peso do piloto, da moto, do combustível no tanque e do garupa é deslocado para frente e deixa a traseira da moto mais leve. Portanto, o freio dianteiro é o mais importante para parar a moto.

Já precisou frear e a moto continuou a acelerar?

            Veja esta situação: você está acelerando e ao mesmo tempo está com aqueles dois dedos no manete dianteiro prontos para usar a qualquer situação de perigo. De repente o perigo aparece a sua frente. E agora? Devido à urgência desse momento, seus dedos forçaram o manete. Duas situações podem ocorrer:

1-     Ao frear não houve tempo de desacelerar;

2-     A força utilizada ao frear não foi suficiente, pois, dependendo do modelo de sua moto, os outros dedos que seguram o acelerador ficaram pressionados no manete. Dessa forma será obrigado a amenizar a pressão do manete de freio.
Esmagamento dos dedos pelo manete


Resolva isso das seguintes formas:

1-     Feche a mão direita na manopla do acelerador. Não deixe os dois dedos no manete de freio;

2-      No momento que precisar usar o freio dianteiro, em uma frenagem emergencial, lance os quatro dedos para o manete de freio. Você perceberá que será automática a desaceleração, pois seus quatro dedos “empurram” a mão desacelerando a moto;
Quatro dedos na situação da frenagem

3-     Os quatro dedos no manete dão mais força na frenagem, ao invés dos dois dedos. Desta forma, não há a necessidade de utilizar, com brutalidade, o pedal do freio traseiro, evitando, assim, que a moto derrape;

4-     A sensibilidade dos quatro dedos ajudará também a amainar a força no manete se a moto derrapar de frente, pois você aliviará sua força e logo em seguida dará força novamente para conseguir uma frenagem mais eficiente.

Observações

– Estas análises não estão incluídas motos com freios com sistema anti-bloqueio (ABS);

– Usar o freio dianteiro com brutalidade em curvas ou em manobras em baixa velocidade poderá causar quedas, porquê a transferência de massas não faz  curvas junto com a moto. Por inércia, o peso se desloca para frente e não para os lados. Dessa forma há o desequilíbrio da moto ou a derrapagem dianteira, dependendo da velocidade.

Para mais informações acessem www.motoline.com.br

Fonte: Texto extraído do site Motoline.com.br

3 comentários:

  1. Essas técnicas de frenagens, me fizeram a perceber alguns costumes que eu já praticava. Sem dúvida alguma só contribuíram para uma pilotagem mais segura.

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  2. Essas técnicas de frenagens, me fizeram a perceber alguns costumes que eu já praticava. Sem dúvida alguma só contribuíram para uma pilotagem mais segura.

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  3. Otima materia. Parabens!

    Grid Motors | www.gridmotors.com.br

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