Bros Moto Clube - PE: Dica de Pilotagem (Parte 4) - Inspeção Preventiva (PCLOC)

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Dica de Pilotagem (Parte 4) - Inspeção Preventiva (PCLOC)

Olá amantes do motociclismo, dando continuação a nossa saga de dicas de pilotagem segura sobre duas rodas, hoje falaremos sobre a Inspeção Preventiva (PCLOC).

P-CLOC - Pneus

1 T.W.I. (Tread Wear Indicator = índice de desgaste do pneu)
Substituir o pneu quando o indicador de desgaste estiver paralelo à banda de rodagem. Use pneus de mesma medida e do mesmo tipo quando trocá-los.

2 PRESSÃO 
Confira a pressão com os pneus frios e antes de pilotar. Calibragem diferente do especificado, pode interferir na ciclística da motocicleta.

3 TROCA DE PNEUS
Recomenda-se cautela ao pilotar, principalmente em acelerações e curvas acentuadas, até o perfeito ajuste do conjunto pneu/aro. Alguns pneus possuem o sentido de rotação, observe-os.


P-CLOC - COMANDOS E CABOS

1 COMANDOS DE FREIOS E EMBREAGEM
Verifique a folga mínima exigida, regule de acordo com a sua utilização e lubrifique-os se necessário.

2 FREIOS
À medida que as pastilhas de freio se desgastam, o nível do fluído no reservatório diminui, devendo ser verificado constantemente (freio a disco).

3 ACELERADOR 
Verifique se a manopla do acelerador funciona suavemente, da posição totalmente aberta até a fechada, em todas as posições do guidão.


P-CLOC - LUZES E PARTE ELÉTRICA

1 LUZES
Verifique o funcionamento da lanterna, luz de freio e piscas (dianteiro e traseiro), farol baixo/alto.

2 PARTE ELÉTRICA
Atenção para instalação de equipamentos/acessórios não recomendados pelo fabricante, para que não danifique o sistema elétrico. 

3 BATERIA
Caso deixe a motocicleta parada por longo período, recomenda-se retirar a bateria e guardá-la em local seco e arejado (conforme Manual do proprietário). 


P-CLOC - ÓLEO E COMBUSTÍVEL

1 ÓLEO
Verifique o nível de óleo periodicamente antes de pilotar a motocicleta e adicione se necessário. Substitua-o seguindo instruções no manual do proprietário.

2 FILTRO DE AR
Caso trafegue em ruas de terra com muita poeira e condições severas, verifique com maior frequência o filtro de ar.

3 COMBUSTÍVEL
Verifique o nível de combustível principalmente se a motocicleta não é utilizada diariamente. Para motocicletas carburadas, volte o registro para a posição ON após o abastecimento.


P-CLOC - CORRENTE DE TRANSMISSÃO

1 AJUSTE DA CORRENTE
Mantenha a corrente ajustada e lubrificada. 

2 LIMPEZA E LUBRIFICAÇÃO
Evite produtos derivados de petróleo, lubrifique-a com óleo de transmissão SAE 80 ou 90 e 
aplique pelo lado interno da corrente.

IMPORTANTE
Efetue as manutenções com maior freqüência quando utilizar a motocicleta para uso comercial 
ou em condições severas. Consulte o Manual do Proprietário.

Assista o vídeo abaixo!!!

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