Olá amantes do motociclismo, dando continuação a nossa saga de dicas de pilotagem segura sobre duas rodas, hoje falaremos sobre a Inspeção Preventiva (PCLOC).
P-CLOC - Pneus
1 T.W.I. (Tread Wear Indicator = índice de desgaste do pneu)
Substituir o pneu quando o indicador de desgaste estiver paralelo à banda de rodagem. Use pneus de mesma medida e do mesmo tipo quando trocá-los.
2 PRESSÃO
Confira a pressão com os pneus frios e antes de pilotar. Calibragem diferente do especificado, pode interferir na ciclística da motocicleta.
3 TROCA DE PNEUS
Recomenda-se cautela ao pilotar, principalmente em acelerações e curvas acentuadas, até o perfeito ajuste do conjunto pneu/aro. Alguns pneus possuem o sentido de rotação, observe-os.
P-CLOC - COMANDOS E CABOS
1 COMANDOS DE FREIOS E EMBREAGEM
Verifique a folga mínima exigida, regule de acordo com a sua utilização e lubrifique-os se necessário.
2 FREIOS
À medida que as pastilhas de freio se desgastam, o nível do fluído no reservatório diminui, devendo ser verificado constantemente (freio a disco).
3 ACELERADOR
Verifique se a manopla do acelerador funciona suavemente, da posição totalmente aberta até a fechada, em todas as posições do guidão.
P-CLOC - LUZES E PARTE ELÉTRICA
1 LUZES
Verifique o funcionamento da lanterna, luz de freio e piscas (dianteiro e traseiro), farol baixo/alto.
2 PARTE ELÉTRICA
Atenção para instalação de equipamentos/acessórios não recomendados pelo fabricante, para que não danifique o sistema elétrico.
3 BATERIA
Caso deixe a motocicleta parada por longo período, recomenda-se retirar a bateria e guardá-la em local seco e arejado (conforme Manual do proprietário).
P-CLOC - ÓLEO E COMBUSTÍVEL
1 ÓLEO
Verifique o nível de óleo periodicamente antes de pilotar a motocicleta e adicione se necessário. Substitua-o seguindo instruções no manual do proprietário.
2 FILTRO DE AR
Caso trafegue em ruas de terra com muita poeira e condições severas, verifique com maior frequência o filtro de ar.
3 COMBUSTÍVEL
Verifique o nível de combustível principalmente se a motocicleta não é utilizada diariamente. Para motocicletas carburadas, volte o registro para a posição ON após o abastecimento.
P-CLOC - CORRENTE DE TRANSMISSÃO
1 AJUSTE DA CORRENTE
Mantenha a corrente ajustada e lubrificada.
2 LIMPEZA E LUBRIFICAÇÃO
Evite produtos derivados de petróleo, lubrifique-a com óleo de transmissão SAE 80 ou 90 e
aplique pelo lado interno da corrente.
IMPORTANTE
Efetue as manutenções com maior freqüência quando utilizar a motocicleta para uso comercial
ou em condições severas. Consulte o Manual do Proprietário.
Assista o vídeo abaixo!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário